Neste mês de setembro tivemos a publicação do 30º volume da Revista da Abem. Periódico da Associação Brasileira de Educação Musical avaliado pela Capes como Qualis A1 no quadriênio 2013-2016. Em especial, esse volume contemplou o Dossiê
Educação musical e ensino remoto, online e híbrido editado pelas professoras Francine Kemmer Cernev (UnB) e Juciane Araldi Beltrame (UFPB) e pelo professor Paulo Roberto Affonso Marins (UnB). 

Destaca-se que, entre os nove artigos publicados no dossiê, quatro tem autoria de participantes do Tedum: Música, seu ensino e suas coisas: caminhos teórico-metodológicos para estudos sobre música, tecnologia e educação de Bruno Westermann; Educação musical, tecnologias e pandemia: o que aprendemos e para onde vamos? de Matheus Henrique da Fonsêca Barros e Juciane Araldi Beltrame; Práticas de ensino e aprendizagem de canto no YouTube: um estudo sobre o espaço pedagógico-musical de um canal de Gutenberg de Lima Marques; e Musicalizando digitalmente: uma alternativa pedagógica em tempos de pandemia de Igor de Tarso Maracajá Bezerra. 

A coordenadora do Tedum, Juciane, e também presidenta do Conselho Editoral da Abem, salienta que: “a possibilidade de ter um dossiê para reunir a produção acerca do ensino online, híbrido e remoto na área da educação musical veio como um presente no ano de 2021, quando ainda estávamos no auge do ensino remoto. Mobilizar os membros da equipe Tedum para que enviassem seus artigos foi uma experiência muito motivadora. E agora temos aí o resultado, quatro artigos no dossiê”. 

Bruno Westermann declara que “considerando que a produção de conhecimento é um processo coletivo e colaborativo, publicar nesse dossiê significa dar a minha contribuição para o conhecimento sobre educação musical e tecnologia, ao mesmo tempo, em que significa fazer parte de um coletivo de pessoas que está fazendo o mesmo”. E nos indica ainda que o artigo foi finalizado antes da sua entrada no Tedum, mas o texto menciona pessoas que fazem parte do grupo. Assim, o grupo teve importância nesse trabalho por estimular algumas reflexões que realizou, mesmo antes de ter entrado no grupo. Com a leitura de seu artigo, poderemos trilhar “um caminho teórico-metodológico para o estudo da relação entre música, tecnologia e educação”.

Já Matheus Barros, reforça que “nós do Tedum já trabalhávamos com as questões e pesquisas sobre o ensino no contexto digital. Quando começou a pandemia, em 2020, percebi a necessidade de sistematizar os conhecimentos e práticas que já havia pensando enquanto professor, resultando em um artigo publicado na revista ouvirouver. Após uma série de participações do Tedum em fóruns, festivais, oficinas e meses, surgiu o dossiê da Abem, onde podemos sistematizar o que viemos trabalhando ao longo dos anos de 2020 a 2022”. Seu ensaio, que também tem autoria de Juciane Araldi Beltrame, “discute e reapropria conceitos que tomaram papel de protagonismo frente aos desafios apresentados ao exercício da docência em música no período da pandemia da  Covid-19”.

Gutenberg Lima aponta que “se fazer presente enquanto autor em um dossiê temático sobre o entrelaçamento da educação musical com o contexto digital, em especial em um periódico de grande relevância para a área, é fruto de um processo formativo sólido o qual o Tedum tem papel fundamental”. Em seu artigo, iremos “compreender como ocorrem as concepções, interações e práticas de ensino e aprendizagem de canto oriundas de um canal no YouTube”.

E por fim, Igor de Tarso reforça que se sente “muito honrado em parte de um grupo seleto de profissionais que se dedicaram a produzir textos que contam um pouco de como nossa área esteve atuando nesse momento tão delicado. Então fazer parte desse grupo, para mim, é motivo de muito orgulho.” E mais, pontua que sua “pesquisa se iniciou na minha inserção no Tedum. Estar no grupo me despertou para essa temática e como a tecnologia está na educação musical. É no Tedum que a gente se encontra, discute, conversa, colabora e se motiva para continuar os trabalhos”. No seu artigo, poderemos “compreender as principais dimensões educacionais e tecnológicas que envolvem uma ação pedagógico-musical realizada em ambiente digital com crianças do 1º ano do ensino fundamental”.

Parabenizamos aos autores e autora participantes do Tedum que se fizeram presentes, no dossiê da Revista da Abem, contribuindo com suas pesquisas e reflexões. Perceber a forte presença do Tedum em um periódico de renome nacional nos traz alegria e realização.

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