https://platform.twitter.com/widgets/tweet_button.2f70fb173b9000da126c79afe2098f02.pt.html#dnt=false&id=twitter-widget-0&lang=pt&original_referer=https%3A%2F%2Fwww.ufpb.br%2Ftedum%2Fcontents%2Fpaginas%2Fpublicacoes-1%2F2019%2Fcultura-digital-participativa-e-aprendizagens-nas-praticas-de-producao-solo-autoproducao-de-um-canal-do-youtube&size=m&text=Cultura%20digital%2Fparticipativa%20e%20aprendizagens%20nas%20pr%C3%A1ticas%20de%20produ%C3%A7%C3%A3o%20solo%20(autoprodu%C3%A7%C3%A3o)%20de%20um%20canal%20do%20youtube&time=1739913842180&type=share&url=https%3A%2F%2Fwww.ufpb.br%2Ftedum%2Fcontents%2Fpaginas%2Fpublicacoes-1%2F2019%2Fcultura-digital-participativa-e-aprendizagens-nas-praticas-de-producao-solo-autoproducao-de-um-canal-do-youtube
por TEDUM — publicado 27/10/2020 12h12, última modificação 27/10/2020 12h14
Cultura digital/participativa e aprendizagens nas práticas de produção solo (autoprodução) de um canal do youtube: descrições e percepções iniciais
Gutenberg de Lima Marques; Juciane Araldi Beltrame
O presente pôster apresenta uma pesquisa de iniciação científica em andamento através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq – PIBIC/CNPq e da Universidade Federal da Paraíba – PIBIC/UFPB. Tendo sua fundamentação teórica oriunda da cultura digital e participativa, a pesquisa busca, de modo geral investigar as dimensões pedagógico-musicais que estão presentes nas práticas de produção de conteúdo musical da cultura digital/participativa. A metodologia está fundamentada na pesquisa de abordagem qualitativa. Foram selecionados cinco vídeos do canal da cantora sueca Julian Westlin, sendo três no formato acapella cover e dois com conteúdos autorais. Após a decupagem, chegou-se a categorias gerais sobre as práticas comuns percebidas nos vídeos, sendo estas: elementos vocais; instrumentação; interação social e elementos técnicos. Posteriormente ao atual levantamento das informações e sua devida categorização, será possível realizar o cruzamento de dados e sua respectiva análise, a fim de observar as dimensões pedagógico-musicais que estão presentes nas práticas de produção de conteúdo do canal estudado.
MARQUES, Gutenberg de Lima; ARALDI, Juciane. Cultura digital/participativa e aprendizagens nas práticas de produção solo (autoprodução) de um canal do youtube: descrições e percepções iniciais. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 29., 2019, Pelotas. Anais. Pelotas: ANPPOM, 2019. Disponível em: <https://anppom.com.br/congressos/index.php/29anppom/29CongrAnppom/paper/view/5725>




