Mestrado

Práticas de Ensino e Aprendizagem de canto nas mídias sociais: um estudo sobre o espaço pedagógico-musical youtube

MARQUES, Gutenberg de Lima. Práticas de Ensino e Aprendizagem de canto nas mídias sociais: um estudo sobre o espaço pedagógico-musical youtube. Dissertação (Mestrado em Música) – Centro de Comunicação, Turismo e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22329 

Mestrando: Gutenberg de Lima Marques

Orientadora: Drª. Juciane Araldi Beltrame

 

Ao observar o cenário da Educação Musical no Brasil, podemos refletir sobre as práticas de ensino em relação às práticas de aprendizado de quem busca conhecimento. Deparamo-nos com uma atividade cada dia mais comum: a educação em ambientes online, somada à utilização exponencial das mídias sociais. Partindo desse contexto, esta dissertação discute os dados de uma pesquisa que estudou os fenômenos de ensino e aprendizagem musical online que se dão nas mídias sociais, mais especificamente, o ensino de canto no YouTube, e objetiva compreender como ocorrem as concepções, interações e práticas de ensino e aprendizagem de canto através de mídias sociais oriundas de um canal no YouTube. De abordagem qualitativa, essa pesquisa se caracteriza enquanto uma pesquisa que se insere no ciberespaço, utilizando-se de práticas etnográficas em sua abordagem metodológica, levando em consideração características de uma investigação que se dá sobre, na e através da internet. Este trabalho tomou como base os instrumentos investigativos: observação, pesquisa documental e entrevista semiestruturada, além da imersão e experiência do pesquisador no campo, especificamente o canal investigado. Houve então uma categorização a partir dos dados, permitindo a devida análise e discussão com base na literatura encontrada através de pesquisa bibliográfica. Partindo da observação dos vídeos do canal Natália Áurea, pode-se refletir a relação de sua prática pedagógico-musical com a concepção de educação online. Embora a cristalização de conteúdos pedagógicos publicados em mídias sociais possa ser vista como uma simples transmissão de informação, o YouTube permite a re(construção) do conhecimento através das interações sociais existentes na plataforma. Foi possível compreender que as concepções, interações e as práticas de ensino e aprendizagem de canto através de mídias sociais desenvolvidas em um canal no YouTube apresentam e possibilitam: estruturas pedagógicas lineares em seu planejamento e disposição, ou não-lineares por opção e condução do próprio aprendiz; potencial de interação todos-todos, seja através dos comentários e respostas dos mesmos na própria plataforma, ou ainda em demais ambientes online que congreguem aqueles interessados; e características que potencializam múltiplas formas de aprendizado através da manipulação dos vídeos, pausando, repetindo, avançando, retrocedo ou ainda fazendo uso de legendas, entre tantas possibilidades e aspectos. Assim, percebe-se o potencial do YouTube para o desenvolvimento de práticas pedagógico-musicais na concepção da educação online, conduzindo-nos a reflexões e proposições de uma Educação Musical atenta ao contexto contemporâneo e suas especificidades.

 

Palavras-chave: Educação Musical Online; Cibercultura; Pedagogia vocal; YouTube.

Trabalho de Conclusão de Curso

Ensino de acordeom online: dois estudos de caso

SOUZA, Izabella Raiane Ferreira de. Ensino de acordeom online: dois estudos de caso. Monografia (Licenciatura em Música) – Centro de Comunicação, Turismo e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19361

Autora: Izabella Raiane Ferreira de Souza

Orientador: Dr. Marcos da Rosa Garcia

Resumo:  Esse trabalho tem como foco principal discutir acerca do ensino de acordeom no contexto da educação musical a distância, online, buscando compreender como acontece esse processo de ensino. Para entendermos mais sobre esse assunto, tivemos como questão norteadora o seguinte problema de pesquisa: Como se desenvolve a prática pedagógica de dois professores nas aulas virtuais de acordeom? Assim, tivemos como objetivo geral: compreender como ocorre a prática pedagógica de dois professores de acordeom em suas aulas virtuais. Ainda foram como objetivos específicos: discutir concepções de educação musical a distância online com base em diferentes autores, analisar as metodologias utilizadas para o ensino de sanfona em suas aulas virtuais, verificar os recursos e materiais utilizados para o ensino e prática de sanfona nas aulas virtuais, além de identificar as principais potencialidades e dificuldades encontradas nesse processo de ensino online. Foram realizados dois estudos de caso, compreendendo a prática pedagógica de dois professores de acordeom. Para isto, realizamos a pesquisa bibliográfica, coletamos os dados através de entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental, e em seguida os dados foram transcritos e analisados. A partir das discussões realizadas neste trabalho, entendemos que o ciberespaço tem sido um ambiente relevante para alunos, professores e músicos, proporcionando diálogos, e fomentando a área acordeonística. De acordo com os entrevistados, as aulas acontecem através de plataformas digitais, videoconferências e compartilhamento de vídeos e materiais de estudos, com o foco em desenvolver a autonomia do aluno em seu fazer musical e trabalhar repertórios populares regionais, criando estratégias pedagógicas mediadas por tecnologias digitais de informação e comunicação.

Palavras-chave: Acordeom. Educação Musical. Ensino e Aprendizagem Online

Conteúdos pedagógicos de canto em mídias sociais: aspectos e características de vídeos no YouTube

MARQUES, Gutenberg de Lima. Conteúdos pedagógicos de canto em mídias sociais: aspectos e características de vídeos no YouTube. 2021. Monografia (Licenciatura em Música) – Centro de Comunicação, Turismo e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19461.

Autor: Gutenberg de Lima Marques

Orientadora: Amarilis Rebuá de Mattos

Co-orientadora: Juciane Araldi Beltrame

Resumo: Entre os diversos cenários e contextos em que há a presença da Educação Musical, este trabalho de conclusão de curso visou entrelaçar o ensino e aprendizado de canto com práticas pedagógicas que acontecem nas mídias sociais. O tema surgiu do cenário, cada vez mais comum, de buscar no meio digital um conhecimento a ser estudado, ou seja, o aprendizado e ensino online. O YouTube é compreendido enquanto uma mídia social de compartilhamento de vídeos, onde os usuários podem tanto assistir, quanto publicar conteúdos online. Desta forma, este trabalho teve como ponto norteador a seguinte questão: como se caracterizam pedagogicamente os vídeos mais visualizados no YouTube para o ensino de canto? E se materializou através de uma pesquisa científica, buscando analisar as características e aspectos pedagógicos dos vídeos mais visualizados no YouTube para o ensino de canto. Mais especificamente, este trabalho procurou identificar tendências no estudo da pedagogia vocal no Brasil; discutir os processos de ensino musical nas mídias sociais; identificar os vídeos e canais sobre o ensino de canto que tenham os maiores indicadores de visualização; caracterizar os vídeos selecionados e analisar suas abordagens pedagógicas. A abordagem metodológica baseou-se na pesquisa documental. Os vídeos publicados na plataforma YouTube foram tomados enquanto fontes documentais. Para compor o corpus, foram selecionados dez vídeos sobre o ensino de canto, com os maiores índices de visualização e oriundos de canais distintos. Foi possível perceber que o ensino online apresenta características próprias que podem ser integradas em nossas práticas profissionais. As mídias sociais, a exemplo do YouTube, já são utilizadas enquanto espaço pedagógico, sendo então um local de trabalho e atuação profissional. Em relação à análise dos vídeos investigados, foi notório o foco dos conteúdos em relação à técnica vocal e habilidades vocais, sem estar necessariamente aplicadas à prática musical de repertórios. Ainda sobre os conteúdos pedagógicos dos vídeos, foi identificada, enquanto recurso chave por parte dos professores canto, a realização de exercícios vocais em bocca chiusa e de escalas em graus conjuntos utilizando vogais, objetivando o aprimoramento da resistência e colocação vocal. Dessa maneira, percebe-se que a compreensão da temática do ensino de música online e o ambiente das mídias sociais se faz cada vez mais pertinente para a Educação Musical. Através deste trabalho, foi possível contribuir na compreensão dos conteúdos de vídeos publicados no YouTube, neste caso, os voltados ao ensino de canto.

 

Palavras-chave: Educação musical online. Pedagogia vocal. Mídias sociais. Análise de conteúdo pedagógico. YouTube.