Projetos desenvolvidos junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender como se constitui o ensino híbrido na estruturação e desenvolvimento de um curso de extensão de instrumento/canto a partir da perspectiva dos professores e alunos. É um estudo de caso de abordagem qualitativa, que tem como campo empírico um curso de extensão híbrido de instrumento/canto que será ofertado via videoconferência (parte online) e na UFPB (parte presencial). O curso faz parte das ações de extensão do Tedum (Grupo de estudos e pesquisa em Tecnologias e Educação musical). A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com a equipe de ministrantes (professores e bolsistas de ensino e extensão do grupo), observação das aulas e diários de campo. Os referenciais teóricos se concentram nos estudos acerca da educação híbrida, ensino/aprendizagem de instrumento a distância e música em rede. A necessidade de se debruçar nessa temática é também uma demanda que os próprios estudantes e professores dos cursos de Música da UFPB, principalmente do curso de Licenciatura em Música, demonstram durante as suas participações nos projetos (PROBEX e PROLICEN) e nas disciplinas que tangenciam o tema. Além disso, o desenvolvimento de projetos de iniciação científica é um espaço potencial para a formação acadêmica do estudante, tendo a oportunidade de aprender tanto sobre o tema pesquisado, quanto a prática de pesquisa, contribuindo assim para a formação desse estudante, conectada com um campo emergente da educação musical.

 

Discentes com plano de trabalho:

  • Elen Firmino de Santana | PIBIC-CNPq
  • Ewerton Ferreira da Silva | PIBIC-UFPB
  • Izabella Raiane Ferreira de Sousa | PIVIC

Resumo: Esta pesquisa trata da produção de conteúdo musical na internet pela perspectiva da Educação Musical, considerando as práticas musicais que emergem na cultura digital e participativa, tais como: remixes, mashups, comentários nas postagens, tutoriais, produção solo de multi-instrumentistas com gravação em multipistas, dentre outras. Nesse cenário as fronteiras entre produtor e consumidor de música estão cada vez mais tênues e com isso, surgem questionamentos acerca das aprendizagens musicais que estão imbricadas nessas práticas. Dessa forma, o estudo aqui proposto tenciona investigar as dimensões pedagógico-musicais que estão presentes nas práticas de produção de conteúdo musical da cultura digital/participativa. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cuja técnica de coleta de dados será a análise documental de três canais de uma mídia digital social audiovisual, o youtube, com recorte temporal da produção. O embasamento teórico da metodologia concentra-se nos estudos sobre pesquisa qualitativa online, considerando as especificidades metodológicas quando a internet é a ferramenta e também o campo de pesquisa. A análise dos dados será realizada à luz estudos sobre cultura digital e cultura participativa desenvolvidos pelas áreas de educação e educação musical, articulando também com estudos sobre cibercultura e perspectivas da sociologia da educação musical. No que se refere aos resultados, podem contribuir para um campo mais amplo que é o da pedagogia musical online e semipresencial, cuja produção de conteúdo é um fator importante para a viabilização e desenvolvimento de diferentes propostas. A necessidade de se debruçar nessa temática é também uma demanda que os próprios estudantes e professores dos cursos de Música da UFPB, principalmente do curso de Licenciatura em Música, demonstram durante as suas participações nos projetos (PROBEX e PROLICEN) e nas disciplinas que tangenciam o tema. Além disso, o desenvolvimento de projetos de iniciação científica é um espaço potencial para a formação acadêmica do estudante, tendo, no caso específico desta pesquisa, a oportunidade de aprender tanto sobre o tema pesquisado, quanto a prática de pesquisa que se dá na e pela internet, contribuindo assim para a formação desse estudante, conectada com um campo emergente da educação musical.

 

Discentes com plano de trabalho:

  • Fylipe Gabriel dos Santos Negreiros | PIVIC
  • Gutenberg de Lima Marques | PIBIC-CNPq