Elen Firmino de Santana; Marcos da Rosa Garcia

Resumo: Este trabalho é fruto de um plano de trabalho de iniciação científica: “O ensino e aprendizagem híbrido em curso de extensão de instrumento/canto na visão dos professores e monitores” PIBIC-UFPB-CNPQ e faz parte do projeto de pesquisa “Educação musical híbrida em curso de extensão de instrumento/canto” submetido ao Programa Institucional de Iniciação Científica, através do EDITAL 02/2019/PROPESQ SELEÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2019/2020. Aqui focamos no contexto do curso híbrido de extensão em violão ofertado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e Educação Musical (TEDUM). Esse texto apresenta características e metodologias relacionados à pesquisa qualitativa de modo que foram realizadas observações da prática dos professores, e entrevista semiestruturada com os sujeitos. Concluímos que para o desenvolvimento de um curso híbrido em música é necessário que os professores tenham capacidade de lidar com conexões instáveis de internet e saber conectar conteúdos passados durante os momentos presenciais e virtuais. Foi percebido também que a entrevista com os professores foi fundamental para reflexões e discussões acerca do curso híbrido, e futuras pesquisas na área do ensino híbrido em música.

SANTANA, Elen Firmino de; GARCIA, Marcos da Rosa. O ensino e aprendizagem híbrido em curso de extensão de instrumento/canto na visão dos professores e monitores. In: Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Musical, 15. Anais. 2020. Disponível em: http://abem-submissoes.com.br/index.php/regnd2020/nordeste/paper/view/379/265

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