Gutenberg de Lima Marques; Juciane Araldi Beltrame

O presente pôster apresenta uma pesquisa de iniciação científica em andamento através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq – PIBIC/CNPq e da Universidade Federal da Paraíba – PIBIC/UFPB. Tendo sua fundamentação teórica oriunda da cultura digital e participativa, a pesquisa busca, de modo geral investigar as dimensões pedagógico-musicais que estão presentes nas práticas de produção de conteúdo musical da cultura digital/participativa. A metodologia está fundamentada na pesquisa de abordagem qualitativa. Foram selecionados cinco vídeos do canal da cantora sueca Julian Westlin, sendo três no formato acapella cover e dois com conteúdos autorais. Após a decupagem, chegou-se a categorias gerais sobre as práticas comuns percebidas nos vídeos, sendo estas: elementos vocais; instrumentação; interação social e elementos técnicos. Posteriormente ao atual levantamento das informações e sua devida categorização, será possível realizar o cruzamento de dados e sua respectiva análise, a fim de observar as dimensões pedagógico-musicais que estão presentes nas práticas de produção de conteúdo do canal estudado.

MARQUES, Gutenberg de Lima; ARALDI, Juciane. Cultura digital/participativa e aprendizagens nas práticas de produção solo (autoprodução) de um canal do youtube: descrições e percepções iniciais. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 29., 2019, Pelotas. ​Anais​. Pelotas: ANPPOM, 2019. Disponível em: https://anppom.com.br/congressos/index.php/29anppom/29CongrAnppom/paper/view/5725

Tags: ,

Publicações Relacionadas

0 Comentários

Deixe um comentário