Gutenberg de Lima Marques; Juciane Araldi Beltrame

Resumo: Ao observar a educação musical no Brasil, podemos refletir sobre as práticas de ensino em relação às práticas de aprendizado particular dos alunos. Deparamo-nos com uma prática emergente, cada dia mais comum entre os jovens estudantes: a educação online somada à utilização exponencial das mídias sociais. De modo que este trabalho visa apresentar uma pesquisa em andamento que busca investigar como ocorrem as práticas de ensino e aprendizagem do canto através de mídias sociais oriundas de um canal no YouTube O aporte teórico se baseia, inicialmente, nos estudos sobre os conceitos de Cibercultura, Cultura Participativa e Mídias Sociais em diálogo com os estudos e abordagens da área de Educação Musical. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, tendo como técnicas de coleta de dados: observação, pesquisa documental e entrevista semiestruturada, através de três fontes de dados: os vídeos publicados, os comentários dos seguidores e a fala do criador dos vídeos. Assim, será possível uma análise tanto do conteúdo publicado, quanto da recepção daqueles que assistem aos vídeos, quanto da perspectiva do próprio criador do conteúdo.

MARQUES, Gutenberg de Lima; BELTRAME, Juciane Araldi. Práticas de ensino e aprendizagem do canto nas mídias sociais: um projeto de pesquisa. In: Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Musical, 15. Anais. 2020. Disponível em: http://abem-submissoes.com.br/index.php/regnd2020/nordeste/paper/viewFile/395/266

Veja a apresentação do artigo no YouTube!

Tags: , ,

Publicações Relacionadas

0 Comentários

Deixe um comentário