Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender como se constitui o ensino híbrido na estruturação e desenvolvimento de um curso de extensão de instrumento/canto a partir da perspectiva dos professores e alunos. É um estudo de caso de abordagem qualitativa, que tem como campo empírico um curso de extensão híbrido de instrumento/canto que será ofertado via videoconferência (parte online) e na UFPB (parte presencial). O curso faz parte das ações de extensão do Tedum (Grupo de estudos e pesquisa em Tecnologias e Educação musical). A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com a equipe de ministrantes (professores e bolsistas de ensino e extensão do grupo), observação das aulas e diários de campo. Os referenciais teóricos se concentram nos estudos acerca da educação híbrida, ensino/aprendizagem de instrumento a distância e música em rede. A necessidade de se debruçar nessa temática é também uma demanda que os próprios estudantes e professores dos cursos de Música da UFPB, principalmente do curso de Licenciatura em Música, demonstram durante as suas participações nos projetos (PROBEX e PROLICEN) e nas disciplinas que tangenciam o tema. Além disso, o desenvolvimento de projetos de iniciação científica é um espaço potencial para a formação acadêmica do estudante, tendo a oportunidade de aprender tanto sobre o tema pesquisado, quanto a prática de pesquisa, contribuindo assim para a formação desse estudante, conectada com um campo emergente da educação musical.
Discentes com plano de trabalho:
- Elen Firmino de Santana | PIBIC-CNPq
- Ewerton Ferreira da Silva | PIBIC-UFPB
- Izabella Raiane Ferreira de Sousa | PIVIC